Corinthians conclui primeira etapa de "limpeza" na base com 57 saídas de jogadores
Timão encerrou categorias e dispensou atletas após afastamento do presidente Augusto Melo; diretor do departamento cogita buscar contratações para qualificar categorias sub-17 e sub-20
A diretoria do Corinthians considera terminada a primeira etapa de "limpeza" no departamento de base do clube. O clube encerrou categorias intermediárias, como sub-16 e sub-18, e promoveu a saída de 57 jogadores.
A maior parte dos atletas que deixou o Timão não tinha contrato profissional e, consequentemente, pôde ser dispensada sem custos.
O clube pretende enxugar ainda mais a base, mas as próximas saídas serão pontuais e não mais de "baciada" como neste primeiro momento.
Empossada há quase dois meses, a gestão interina do presidente Osmar Stabile diz ter encontrado um cenário caótico, no qual havia dificuldade até mesmo para organizar treinamentos, de tantos jogadores que havia na base. As dispensas de atletas foi liderada por Carlos Roberto Auricchio, conhecido como Nenê do Posto, que assumiu como diretor do departamento.
Na administração do presidente afastado Augusto Melo, entre janeiro de 2024 e maio de 2025, o Corinthians contratou 87 jogadores para a base. Destes, 38 já deixaram o clube.
Após tantas saídas, o Timão avalia a possibilidade de fazer contratações pontuais de jovens atletas, sobretudo para as categorias sub-17 e sub-20, vistas como mais defasadas.
Porém, isso só deve acontecer depois de 9 de agosto, quando sócios do Corinthians votarão pelo impeachment ou não de Augusto Melo.
No sub-20, o Corinthians foi eliminado na primeira fase do Campeonato Brasileiro, terminando na 15ª colocação. Já no Campeonato Paulista o time está na terceira colocação do Grupo 2.
Já a categoria sub-17 ocupa o sexto lugar do Brasileiro e é líder do grupo 25 do Paulistão.