Sete passos para ser um jogador de futebol

TEXTO: RODRIGO ADAMS REPORTAGEM@GALERAPAH.COM.BR

O sonho de milhões de jovens é se tornar um jogador profissional. Conhecer países, culturas diferentes e ganhar bastante dinheiro. Porém, o caminho é árduo, exigindo dedicação. Tulio Flores, membro da comissão técnica do Sub-20 do Juventude, de Caxias do Sul, trabalha há 13 anos no esporte. O preparador físico conviveu com talentos como os volantes Fernando e Lucas Leiva, atualmente na Europa. Tulio preparou sete dicas que podem ajudar a você, menino ou menina, a ser um atleta profissional.

Técnica:

“O futebol exige jogadores técnicos. Os jovens são preparados para atuarem e decidirem jogos em um lance e o refinamento técnico é fundamental para chegar lá.”



Imposição:

“Futebol é um esporte coletivo, mas que se desenvolve em pequenos confrontos individuais. Então, ter imposição sobre adversário é fundamental para o sucesso de um jogador. Quando falo em imposição, me refiro à imposição física e psicológica.”

Perseverança:

“Milhões de futuros jogadores passam por diversos clubes ao longo do ano. E vários ‘nãos’ são ditos a esses garotos. Então, não desistir no primeiro obstáculo é importante. Já vi jogador ser dispensado quando tinha 14 anos e ser recontratado com 18 anos, custando bem caro ao clube.”

Determinação:

“Vontade de treinar, de jogar, capacidade de superar todos os desafios nos jogos e nos treinos. Buscar todos os dias o seu máximo, chegar à exaustão nos treinos para que o jogo seja mais fácil.”

Inteligência:

“Vemos jogos cada vez mais exigindo a tomada de decisão dos jogadores. Atletas inteligentes, com uma boa leitura de jogo, tornam a partida mais fácil para os companheiros e mais atraente para quem assiste.”

Perfil:

“O futebol, mesmo nas categorias de base, exige demais do perfil do atleta como pessoa. Uma categoria como a Sub-17, chega a fazer 108 jogos em um único ano. Então, abrir mão de algumas coisas em prol de uma boa alimentação e um bom descanso pode fazer toda diferença.”

Comprometimento:

“O futuro jogador precisa ser comprometido com o treinador, atuando dentro de campo para o bem de sua equipe. Comprometido com seus companheiros, com seu clube, e sempre representá-lo dentro e fora de campo. Comprometido consigo mesmo, pois é o seu sonho que está em jogo. E com sua família, que muitas vezes fica longe, mas mandando todo o apoio.”


Curta e siga!   4Linhas Sports


Facebook                 Instagram